A sua empresa está preparada para investir em uma estratégia de Marketing de Conteúdo?
Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Nas principais estratégias estão o SEO, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
O conceito de Marketing Digital pode parecer muito claro, mas ao mesmo tempo é muito subjetivo. Como compreender um assunto tão abrangente? Quais são as melhore estratégias? Como extrair o máximo potencial dessas ações?
O Marketing Digital consiste em promover produtos ou marcas através das redes digitais. É uma das principais formas que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada, e no momento certo.
É impossível falar de marketing e ignorar que mais da metade da população mundial possui acesso à internet e que até 2021 haverão 2,3 bilhões de consumidores digitais.
É por isso que, atualmente, o Marketing Digital é a principal forma de fazer marketing atualmente. O termo é usado para resumir todos os esforços de marketing num ambiente online.
Por isso, o Marketing Digital possui os melhores meios disponíveis para calcular o retorno sobre cada investimento, definir métricas mais claras e simples de medir.
Não é à toa que esse conceito é chamado de novo marketing.
4 Ps do marketing
Conhece o conceito dos 4 Ps do Marketing? Também conhecido como Mix de Marketing, refere-se a um produto ou serviço centrado em quatro pontos-chave:
- Produto;
- Preço;
- Praça (localização);
- Promoção.
5 Ps do marketing
Com o tempo, a importância de valorizar o consumidor como parte da estratégia fez com que um novo P fosse acrescido ao conceito, o de people — Pessoas.
8 Ps do marketing
Finalmente chegamos à era dos 8 Ps do Marketing, onde além de Preço, Praça, Produto, Promoção e Pessoas, temos:
- Processos;
- Posicionamento;
- Performance.
Vantagens do Marketing Digital
Uma das principais razões pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, sobretudo os canais offline, é a interatividade com o público. O foco já não está no produto e sim na experiência do utilizador. Assim, é necessário otimizar cada vez mais a maneira de comunicar com os seus clientes.
No mundo do marketing online, a obtenção e análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia. Atualmente, mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores do outro lado do mundo.
Além de economizar dinheiro — afinal deixa de gastar muito dinheiro com pessoas que não têm interesse nos seus produtos e serviços através da segmentação —, passa a conhecer melhor o seu público, tornando-se cada vez mais especialista em conquistá-lo.