O número de utilizadores de internet em Portugal cresceu mais de 10 vezes nos últimos 19 anos, passando de uma taxa de penetração de 6,3% em 1997 para os 67% registados agora. O número de portugueses que usa a internet tem crescido de ano para ano e representa agora 67% da população, segundo dados da Marktest. A percentagem é traduzida, mais precisamente, em 5,7 milhões de utilizadores.
Os valores mostram um crescimento do acesso de mais de 10 vezes nos últimos 19 anos, passando de uma taxa de penetração de 6,3% em 1997 para os 67% registados em 2016. Entre os indivíduos mais jovens, os quadros médios e superiores e os estudantes, a taxa de penetração de internet atinge o pleno ou quase, já entre os mais idosos, os indivíduos da classe mais baixa e os reformados e domésticas a taxa de penetração não excede os 29%.
O acesso à internet em casa é uma realidade para 74% das famílias portuguesas; para a maioria este acesso está disponível em banda larga.
É entre as famílias com crianças (94%), e entre as que residem na Área Metropolitana de Lisboa (82%), que o acesso em banda larga se apresenta mais difundido.
74% das pessoas com idade entre os 16 e os 74 anos já utilizaram a internet (e 70% fizeram-no nos 3 meses anteriores à entrevista).
É cada vez maior a percentagem de pessoas com 45 a 54 anos que utilizam a internet: mais 7 pontos percentuais do que em 2015.
Em 2016, 23% das pessoas fazem encomendas pela internet, sendo uma prática mais frequente para quem completou o ensino superior (53%) e para quem tem idade entre 25 e 34 anos (44%).
Os equipamentos mais utilizados para aceder à internet são o telemóvel/smartphone (78%) e o computador portátil (73%).
Em 2016, 72% dos utilizadores acederam à internet em mobilidade; esse valor era de 35%, em 2012.
Cerca de metade (49%) dos utilizadores disponibilizaram na internet informação de caráter pessoal.